quarta-feira, 19 de setembro de 2012

EXPERIMENTO - PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES - SUBMARINO NA GARRAFA

Princípio de Arquimedes - Submarino na garrafa

Conforme Arquimedes, todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.

Material

Garrafa PET 2 litros com tampa;
Água;
Conta-gotas ou vidro de amostra grátis de perfume.

Procedimento do experimento

Pegou-se um conta-gotas e colocou-se água em seu interior, mantendo uma das extremidades tampada com a borracha (que irá ficar virada para cima), deixou-se aproximadamente 4 a 5 cm de ar, colocou-se dentro da garrafa a qual estava cheia da água e sem bolhas de ar. E tampou-se a garrafa.

O que mostra o experimento

Esse experimento mostra quando apertamos a garrafa estamos fornecendo uma quantidade de pressão a todos os pontos da água no seu interior. Com esse aumento de pressão, a água da garrafa penetrará pelo orifício do conta-gotas e fará com que a massa do mesmo aumente. Com esse aumento de massa, o conta-gotas terá uma densidade maior que a da água e afundará. Ao descomprimirmos a garrafa a pressão volta ao normal, então sai água do conta-gotas e a densidade volta a ficar menor que a da água, novamente fazendo com que ele suba. O submarino funciona do mesmo modo: bombas de água enchem e esvaziam tanques em seu interior usando a água que o circunda e o ar que preenchia os tanques são acomodados em tanques de ar comprimido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário