domingo, 16 de setembro de 2012

EXPERIMENTO CÂMARA ESCURA



Experimento: CÂMARA ESCURA
Objetivos:
·           Construir de uma câmara escura de orifício;
·           Observar a imagem de um objeto sendo projetada no interior da câmara escura;
·           Verificar a relação entre o tamanho da imagem e o tamanho da câmara bem como de que depende sua nitidez.
Problematização: Como será a imagem visualizada no interior da câmara?
Materiais:
·         Uma caixa de papelão (média);
·         Uma folha sulfite;
·         Tesoura;
·         Fita isolante (caso precisar tapar os buracos da caixa);
·         Fita crepe;
·         Um prego (para furar a caixa);
·         Pano escuro (enrolar no pescoço).
Procedimentos:
Montagem: Cole a folha sulfite em uma das laterais da caixa de papelão, em seguida marque com um “X” o lado em que está colada a folha, feche as abas da caixa e faça um esboço de um círculo (que dê para passar a cabeça). Recorte este círculo e verifique se o tamanho é adequado.
  Cole as abas da caixa, e observe se não há nenhum orifício que possa estar passando a luz para dentro da caixa, para melhor vedar sua câmara utilize um pano escuro no pescoço, ou cole o pano onde é colocada a cabeça.
            Quando não estiver mais adentrando luz à caixa, faça um furo com o prego na caixa no lado oposto ao que está marcado com o “X”.
Visualização da imagem:
·        Discuta inicialmente a questão da problematização;
·        Meça o comprimento da caixa e anote;
·        Escolha um objeto para visualizar, meça seu tamanho e anote;
·        Peça a um colega que segure este objeto a 10 cm de distância do orifício, anote esta distância;
·        Responda: É possível determinar o tamanho da imagem a ser observada com as informações acima, se sim, como proceder?
·        Coloque a cabeça dentro da caixa;
·        Vede bem a caixa com o pano e mire no objeto. (Você verá a imagem na folha branca de objetos que estão atrás de você);
Questões:
1)      Por que a caixa deve ser totalmente escura?
2)      A imagem observada é direita ou invertida? Descreva-a.
3)      Compare o tamanho da imagem observada com o do objeto visto a olho nu. O que você achaque acontece com o tamanho da imagem conforme movimentamos o anteparo?
4)      Calcule o tamanho da imagem que você observou a 10 cm de distância.
5)      Visualize novamente o objeto e responda se existe alguma posição entre a câmara e o objeto que permite uma melhor observação dele e qual é esta posição.

Complemento:
A câmara escura de orifício é uma “máquina fotográfica” que nem lente possui. Ela é uma caixa que tem, em uma das faces, um orifício muito pequeno, feito com a ponta de um prego e, na face oposta, uma folha de papel sulfite bem esticado.
A ideia da câmara escura data do século X, mas só no século XIX ela virou câmara fotográfica, quando foram descobertas as propriedades dos sais de prata (sensíveis à luz) e se obteve o que mais tarde seria chamado de fotografia.
Podemos compreender como a imagem de um objeto é formada na folha sulfite colocada no interior de uma câmara escura, ou mesmo sobre a nossa retina. Cada ponto
do objeto luminoso ou iluminado emite ou reflete a luz em todas as direções e, portanto, também na direção do pequeno orifício.
Como pudemos observar, a imagem projetada, nessas condições, aparecerá invertida. Ao reproduzirmos a imagem da cena dessa forma, estamos considerando que a luz, emitida de cada ponto da imagem, se propaga em linha reta passando pelo orifício e formando a imagem da cena invertida.








Nenhum comentário:

Postar um comentário